Changeling: Lendas e Mitos dos changelings

O changeling é uma criatura encontrada no folclore e na religião popular. Acredita-se que uma criança changeling é uma criança fada que foi trocada em por uma criança humana. Este mito reflete a aflição e preocupação com os bebês com doenças, distúrbios ou deficiências de desenvolvimento inexplicáveis.

1 – Um pouco da mitologia

Uma criança humana pode ser tomada devido a muitos fatores: atuar como servo, amor de uma criança humana ou malícia. Na maioria das vezes, pensava-se que as fadas trocavam as crianças. Em casos raros, fadas muito velhas eram trocadas por um bebê humano. Assim a fada poderia viver com conforto, sendo mimada por seus pais humanos. Encantos simples, como um casaco invertido ou tesoura de ferro aberto deixado onde a criança dorme, foram inventados ​​para afastá-los, outras medidas incluíam um relógio constante sobre a criança.

ChangelingChangeling: Criança Humana com Trolls 

Uma crença é que os trolls pensavam que era mais respeitável ser criado pelos seres humanos e que eles queriam dar seus próprios filhos uma educação humana. Algumas pessoas acreditavam que os trolls levariam crianças não batizadas.  Uma vez que os filhos foram batizados e portanto, tornaram-se parte da Igreja, os trolls não podem levá-los. Outros diziam que a beleza das crianças humanas e das mulheres jovens, particularmente o cabelo loiro, dizia que atraía as fadas.

 

ChangelingChangeling: Criança fada

Em outro folclore,os changelings são colocados no lugar da criança para se alimentar da mãe da criança. O menino seqüestrado, em seguida, torna-se alimento para a mãe da criança fada. Isto é feito para a sobrevivência de sua espécie. Após drenarem a vida da mãe e da criança humana, o changeling e sua mãe começarão a procurar uma nova fonte de alimento. Outras fontes dizer que o leite humano é necessário para a sobrevivência das crianças das fadas. Nestes casos, ou o recém-nascido humano seria trocado por um bebê de fadas para ser amamentado pela mãe humana, ou a mãe humana seria levada ao mundo de fadas para amamentar os bebês de fadas.

2 – Características

changeling parecia um bebê humano, mas nunca teria nenhuma das mesmas caraterísticas emocionais. Estaria feliz aenas quando a desgraça ou a tristeza acontecesse na sua casa. Esta lenda já dura há séculos. William Shakespeare falou deles numa peça. Trezentos anos depois, Scarlett O’Hara acreditava que o filho ilegítimo de Rhett Butler era um changeling em “Gone With the Wind“.

ChangelingChangeling: Trolls e criança trocada

A realidade por trás de muitas lendas de crianças trocadas era o nascimento de crianças deformadas ou retardadas. De acordo com algumas lendas, era possível detectar uma criança trocada pelo motivo oposto. Elas seriam muito mais inteligentes do que a média das crianças. Quando tais “substitutos” eram descobertos a tempo, os pais tinham de levá-los de volta para o lugar de origem.

 

Criança ChangelingChangeling: Criança no Berço

 

Outras informações podem ser encontrada na Wikipédia Norte Americana, onde além de ter um bom texto que usei de base para construir este artigo, tem várias referências no final do artigo escrito lá.