Calibragem das Cordas, qual utilizar?

E ae galera como vão. Estou escrevendo este post pois estou passando por este tipo de mudança. Vou relatar aqui os sentimentos que tenho passado com a mudança de calibragem. Após observar alguns guitarristas locais com uma pegada excelente, fiz uma auto-análise e vi que faltava esse tipo de pegada em meus solos. Claro que eu tenho consciência que a pegada, o tocar bem, o punch do som quem faz são os dedos do guitarrista e não o equipamento. Como dizem não adianta dar uma ferrari para uma pessoa que não sabe dirigir um fusquinha.
Porém algumas coisas simples ajudam bastante neste quesito. No caso a calibragem das cordas. Eu estava utilizando encordoamento 0.09 da marca D’Addario e senti que precisar de mais punch, precisava de mais pegada, precisava de algo que me fizesse soltar a mão nas cordas – Quem nunca viu Stevie Ray Vaughan, Gary Moore ou quem não notou o aumento exponencial na pegada do Slash atual para o Slash do Guns n’ Roses.
Porém como saber se é necessário aumentar ou diminuir a calibragem das cordas. Primeiramente acredito em gosto pessoal. Segunda coisa, acredito que o som vai te dizer isto. Não sou expert na guitarra, estou começando a estudar agora, porém eu notei essa diferença pois eu toco em uma banda de Hard Rock / Rock Clássico anos 70. Tenho como espelho de guitarrista Gary Moore, Slash, Ritchie Blackmore, Jimmy Page, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, David Gilmour, Mark Knopfler, Joe Perry e Richie Sambora.
Segundo algumas pesquisas que fiz Slash e Gary Moore ambos utilizam encordoamento 0.011. Eric Clapton, Mark Knopfler, Jimi Hendrix, Joe Perry e David Gilmour 0.010. Jimmy Page, Richie Sambora e Ritchie Blackmore 0.009. Stevie Ray Vaughan híbridas 0.013 e 0.011.
Eu estou escolhendo tentar seguir as configurações do Gary Moore e do Slash. Agora estou migrando de 0.009 para 0.010 e já senti a diferença. Senti mais peso no som, senti que minha pegada começou a melhorar, senti que o sustain melhorou também. Após me acostumar vou verificar se compensa eu sair da 0.010 para 0.011 pois no caso do Slash ele usa 0.011 mas a afinação é meio tom abaixo, então a corda fica um pouco mais “frouxa” que a afinação standard.
Todos estes fatores influenciam na hora de você escolher a calibragem. Vi algumas pessoas comentando que fritadores não usam encordoamento mais pesado, normalmente mais leve como 0.009 ou 0.008, porém no caso de John Petrucci ele utiliza 0.010 e em outras guitars 0.011. Já Satriani, Paul Gilbert e Van Halen utiliza 0.009. Steve Vai utiliza 0.009 e 0.010. Guthrie Govan utiliza encordoamento 0.010.
Então a sugestão que eu dou é testar. O ideal é gravar o seu som e analisar, ver se está de acordo com a sua proposta ou se falta algo. Escutar bastante os guitarristas que tem como referência e também os guitarristas locais mais experientes. Assim você terá uma referência legal. Converse também com o seu professor. Ele te dará melhores explicações.
É isso galera…abraço e espero que este post ajude.