Categoria: Lendas

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventureira humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.

Existem lendas em todos os países do mundo. Geralmente fornecem explicações plausíveis e até certo ponto aceitáveis para fatos sem explicação científica. Um bom exemplo são acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito como diz o dito popular “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que são contadas.

Changeling: Lendas e Mitos dos changelings

O changeling é uma criatura encontrada no folclore e na religião popular. Acredita-se que uma criança changeling é uma criança fada que foi trocada em por uma criança humana. Este mito reflete a aflição e preocupação com os bebês com doenças, distúrbios ou deficiências de desenvolvimento inexplicáveis.

Leia mais

Banshee – Divindade Gaélica da Família das Fadas

O termo origina-se do irlandês arcaico “Ben Síde”, pelo irlandês moderno “Bean sídhe” ou “bean sí”, significando algo como “fada mulher”.  Onde Bean significa mulher, e Sidhe, que é a forma possessiva de fada. Os Sídh são entidades oriundas das divindades pré-cristãs gaélicas. Encontramos algumas semelhanças entre a Banshee e a Moura encantada portuguesa e galega.

Leia mais