O Metrônomo

E ae galera, vou fazer este post só para comentar os meus estudos. Eu nunca havia me dedicado ao estudo de guitarra e música até o ano passado. Em minha primeira aula com meu atual professor a 2 meses a primeira coisa que ele me falou é que precisava entender o que é tempo na música e aprender a usar o metrônomo. Eu utilizava o metrônomo sem aplicar a divisão rítmica, isto é, tocava apenas semínima (1 nota por tempo – por batida do metrônomo).
O tempo em uma música funciona da seguinte forma você tem o tempo de você tem a subida do tempo, isto é o tempo, e a descida do tempo, isto é o contra-tempo. Dentro disto você tem que aplicar as divisões rítmicas. Abaixo uma imagem para esclarecer.

Divisão de Tempo

Divisão de Tempo

Onde o valor diz quantas batidas por tempo devem ser executadas. Normalmente as divisões pares é mais tranquilo para colocar dentro do tempo, pois você coloca metade na subida e metade na descida. Já as divisões impares (quiáteras – tercinas, sextinas por exemplo) é um pouco mais complicado para se aplicar dentro do tempo.
Quando for estudar não esqueça de usar o metrônomo. No começo é complicado, porém depois se torna impossível estudar sem. Comece lento, acentue a nota inicial de cada tempo e vá aumentando devagar, de 5 em 5 bpms. Este tipo de treino vai ajudar na questão da percepção musical. No meu caso eu costumava atropelar muito o tempo das músicas, as pausas e etc. Com a ajuda do metrônomo eu estou conseguindo melhorar esta parte, e o mais legal que é inconsciente.
Espero que este post ajude a incentivar o treino com o metrônomo.

Abraços galera….