Os pedais de efeito e sua ordem de ligação

E aí galera como vão. Neste post irei tentar passar um pouco das experiencias que tive e tenho tido a respeito da ordem de ligações dos pedais de efeito. Não existe uma forma exata e correta de ligar os pedais, o que existe são sugestões ou recomendações de formas de ligação que a galera ou guitarristas de renome indica que seria mais adequada. Um ponto chave na ligação dos pedais é ler também o manual, site ou indicações feitos pelo próprio fabricante do pedal, onde um exemplo clássico que tive foi a respeito do meu recém adquirido pedal de volume boss, onde eles indicam para ligar no início da cadeia.

Em meio aos nossos pedais de efeito, temos os mais diversos efeitos, porém um set que eu acho que atende muito bem e atualmente vejo a galera utilizando é um set básico de wah-wah, overdrive, distortion, delay e caso necessário um booster ou pedal de volume para aumentar o volume e destacar sua guitarra na hora de um solo.

Um ordem recomendada pela galera para este caso seria:

Guitarra -> Afinador -> Wah-Wah -> Overdrive -> Distortion -> Booster -> Delay -> Amplificador.

Podemos dizer que uma ordem em termos de tipo de efeito podemos utilizar são os seguintes:

Guitarra -> Afinadores ->Volume (Posição 1) ->  Dinâmica ou Filtro (Booster, Wah-Wah, Compressor, Envelope Filter) -> Pitch Shifter / Whammys -> Drives (Overdrives, distorções) -> Frequências (Equalizador) -> Modulações (Phaser, Flanger, Chorus)  -> Volume (Posição 2) / Booster para Volume -> Ambiência (Delay e Reverbs)

A minha ligação atual eu seguirei a seguinte order:

Guitarra -> Boss Volume Fv-500h -> Vox JS Wah-wah -> Fulldrive 2 Mosfet -> Darta Plexitone -> Marshall JackHammer -> TopTone Dg2 -> Booster Tc Eletronics -> Zoom MS-50 -> Amplificador

 

Ordem de ligação dos pedais de efeito. Sugestão da Boss.

Ordem de ligação dos pedais de efeito. Sugestão da Boss.

 

Vamos dividir os tipos de efeitos em subcapítulos para podermos falar um pouco melhor de cada um.

 

Afinadores

Este pedal é o primeiro da cadeia, pois ele pode receber o sinal vindo direto da guitarra sem correr o risco de passar por algum pedal e ter alteração. No meu caso eu utilizo o afinador do MS – 50 que fica ao fim da cadeia.

Afinador mini polytune tc eletronics

Afinador mini polytune tc eletronics

Filtros

Os filtros são os primeiros que recebem o sinal após o afinador. Não necessariamente você é obrigado a coloca-los antes do drive / distorções, porém eu já testei de ambas as formas e gostei mais desta forma. Neste tipo de efeito temos alguns exemplos como Wah-wah, auto-wah, envelope filter, compressores. Eu gosto de deixar o compressor após o wah-wah, pois você deixando o compressor após os drives pode ter aumento de ruído. Caso esteja utilizando um booster e queira utiliza-lo para empurrar um drive ou distorção, você pode posiciona-lo aqui ao fim dos filtros.

Auto-wah Snow White Mad Professor BJF Design

Auto-wah Snow White Mad Professor BJF Design

Wah-wah - Big Bad - Joe Satriani - Vox

Wah-wah – Big Bad – Joe Satriani – Vox

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pitch-Shifter/Whammy

Estes pedais eu já testei antes e após os drives e os timbres que ficam com eles após os drives não me agradaram em nada. Por isso gosto deles logo após os filtros. No caso pode-se colocar após a equalização, mas vai muito de teste para saber se a sonoridade está agrandando ou não.

Pitch shifter - Boss - Harmonist

Pitch shifter – Boss – Harmonist

Whammy Digitech

Whammy Digitech

 

Overdrives, Distorções e Fuzz

Agora já começaremos a posicionar os overdrives e distorções. No caso eu gosto de posicionar por ordem de ganho, deixando os mais leves no início e os mais pesados no fim, porém não é uma obrigação, é mais questão de gosto. Como tenho um overdrive com ganho quase no mínimo (no caso o fulldrive 2 mosfet) eu o deixo em primeiro na sequencia. Logo após vem o pedal plexi que posso utilizar para dar uma empurrada em um drive da frente. Após esse deixo o jackhammer em modo distortion ou overdrive com gain bem alto e por fim o futuro Top Tone Dg2 que será meu pedal para solos.

Distorção - Satchurator - Vox

Distorção – Satchurator – Vox

Fuzz - Big  Muff  - Eletro Harmonix

Fuzz – Big Muff – Eletro Harmonix

 

 

Overdrive - Tube Screamer 9dx

Overdrive – Tube Screamer 9dx

 

Booster

Aqui podemos ligar o booster para dar aumento no volume na hora de um solo ao invés de empurrar um drive. Hoje é muito usado nesta configuração pois muitos tem utilizado um overdrive para empurrar o outro pedal. Desta forma fica uma ótima forma de ligação, lembrando que o booster para volume pode ser ligado após os drives e distorções em qualquer parte da cadeia desde que seja antes do Delay.

Booster - Spark - Tc Eletronics

Booster – Spark – Tc Eletronics

Noise Gate

Após a ligação dos drives e distorções podemos posicionar o noise gate, logo após o booster ou caso não tenha booster após os drives e distorções. Desta forma ele irá ajudar a silenciar um pouco do ruído da cadeia. O uso deste pedal é complicado já que alguns modificam timbre ou cortam a sustentação de forma direta, isto é de repente está soando o som e vem o corte. Um excelente pedal que vi alguns reviews é o Decimator da Isp. Foi o pedal mais natural e com o melhor sistema. Tem um review no site do Torao muito bom.

Noise Gate - Isp - Decimator

Noise Gate – Isp – Decimator

 

Equalização

Este pedal pode ser colocado em qualquer parte da cadeia dependendo do seu objetivo. Eu particularmente prefiro após os drives, boosters ou noise gate caso os tenha na minha cadeia. O que muda é que se quiser equalizar o instrumento e depois aplicar os efeitos, você deve colocar o Equalizador no início da cadeia. Se quer equalizar os efeitos,  deve colocar mais ao fim da cadeia.

Equalizador - Ten Band - Mxr

Equalizador – Ten Band – Mxr

 

Phaser/Flanger/Chorus

Mais ao fim da cadeia, a maioria dos guitarristas sempre colocam estes como um dos últimos pedais. Mas também vai de gosto, neste caso o melhor é sempre experimentar a ordem já que é uma sugestão apenas.

Chorus - Stereo Chorus - Mxr

Chorus – Stereo Chorus – Mxr

Phaser - Phase 90 - Mxr

Phaser – Phase 90 – Mxr

 

 

Flanger - Boss

Flanger – Boss

 

Volume

Nesta posição você pode ligar o pedal de volume, porém vai muito da recomendação do fabricante. No meu caso comprei um pedal de volume onde a recomendação é o início da cadeia, sendo que o fabricante tem um pedal igual o que comprei para que possa ser colocado no fim da cadeia. No início da cadeia o pedal que comprei diminui o ganho do drive ou da distorção além do volume, ao fim ele já se volta mais para  o volume.

Volume - Boss - Fv 500h

Volume – Boss – Fv 500h

 

Delay

Este deve ser usado como último pedal da cadeia, caso não utilize o pedal de Reverb. Usa-lo em outro local da cadeia pode ser complicado pois ele repete sons então pode gerar ruídos estranhos se utilizado antes de drives e distorções. No meu caso não uso reverb, não gosto muito do efeito se preciso dar uma “ambientada” no meu efeito eu gosto de fazer com o delay. Utilizei bastante pedais de delay analógicos apenas para esta função até me habituar com um delay digital e deixa-lo um pouco mais longo.

Delay - Flashback X4 - Tc Eletronics

Delay – Flashback X4 – Tc Eletronics

 

Reverb

Deve ser ligado ao fim da cadeia ou no send/return do amplificador como alguns indicam, embora muitos liguem o delay no send/return também.

Reverb - Boss - Fender 63

Reverb – Boss – Fender 63

 

Conclusão sobre a ordem de pedais de efeito

Minha conclusão é que não existe uma forma exata e correta para ligar os pedais de efeito, o lance é ir tentando, fazendo experiencias, trocando posições de pedais até achar uma ordem em que o timbre extraído agrade seus ouvidos. Portanto não tenha medo de ousar, experimentar pois de repente não era de um pedal novo que precisava e sim de uma inversão de posições.