Banner Postura ao tocar Guitarra

Postura ao tocar guitarra

A guitarra é um instrumento que te de bastante liberdade na forma de tocar. Porém devemos nos atentar em certos pontos, que tornam a vida do guitarrista mais fácil. A postura ao tocar guitarra é um ponto importante a ser visto. Sabemos que algumas regras como postura das mãos e o modo de segurar a palheta não “existem”. Gênios da guitarra como Malmsteen, Jimi Hendrix, Paul Gilbert, Edu Ardanuy tem sua própria maneira para fazer tais coisas. E não tem como falarmos que é errado a forma como eles fazem isto. Porém temos que lembrar que não somos eles correto? Então algumas dicas podem ajudar, principalmente os iniciantes.

Postura ao tocar Violão

O Instrumentista na hora de tocar deve deixar as costas retas, nem muito curvada para frente, nem muito para trás. De modo que a coluna esteja bem apoiada sobre a cintura, ereta e confortável. O violão deve repousar sobre uma de suas pernas sendo que, nesse ponto, existem duas possibilidades mais utilizadas, observe na figura abaixo:

Posturaao toPostura ao Tocar Violão

Na figura da esquerda vemos o violão apoiado na perna direita. Normalmente essa postura é usada em músicas populares (violão popular). Na segunda figura (direita) vemos apoiado na perna esquerda muito usada em violão clássico. Desta forma que temos acesso com mais facilidade as cordas mais graves. O violão clássico exige mais técnica pelo fato de fazerem a base e solo ao mesmo tempo com dedilhados.

Normalmente quem toca violão clássico tem muita técnica por isso. Porém existem muitos violonistas populares que estudam técnicas de violão clássico fazendo-os tocar muito bem também. Na minha opinião o correto seria aprender o máximo de técnicas possíveis para você ser mais versátil. Desta forma evitamos de ser só mais uma imitação de outros violonistas e sim tocar com sua própria técnica.

Postura ao tocar Guitarra

Para tocar guitarra sentado a postura é a mesma do violão. Todavia eu acho que todo guitarrista deve cuidar da sua postura. Na guitarra acho que não tem muita regra de postura para tocar de pé, porque depende muito do gosto do guitarrista. Alguns gostam de deixar a guitarra bem alta, tipo o John Petrucci. Acho que pelo fato de ficar bem próximo e poder olhar bem para o braço da guitarra. Eu mesmo uso a guitarra mais alta, assim não sinto tanta diferença de tocar sentado ou em pé.

Outros deixam a guitarra baixa, porém tocando assim dificulta pelo braço ficar baixo também. Desta forma quem toca assim costuma deixar o braço da guitarra virado para cima em certos momentos. Esteticamente fica bem legal porém na hora da execução complica um pouco para algumas pessoas. Um artifício legal é quando você coloca o pé sob o retorno e apoia a guitarra em sua perna. Assim facilita um pouco pois a guitarra volta a ficar um pouco mais alta. Observe os exemplos nas imagens abaixo:

Postura ao tocar guitarra - Zakk Wylde Postura ao tocar guitarra - Slash
Postura ao tocar guitarra - John Petrucci Postura ao tocar guitarra: Jimi Hendrix

Postura ao tocar guitarra da Mão direita

Não existe regra para segurar a palheta, então aqui deixo apenas uma sugestão pessoal de como fazer. Segure a palheta entre o seu polegar e o seu dedo indicador. Repare como a palheta fica com pouca exposição e como a ponta fica perpendicular ao polegar. O segredo de uma boa palhetada é segurar a palheta com o mínimo de força possível, apenas o suficiente para ela não lhe escapar da mão.

Postura da mão direita ao tocar guitarraPostura ao segurar a palheta

Tente apoiar os dedos médio, anelar e mindinho encostados no corpo da guitarra abaixo das cordas agudas. Para tocar deixe a palheta levemente inclinada (ponta no ângulo de 45°) para que ela deslize melhor nas cordas. Para dedilhar os seus dedos médio, anelar e mindinho devem relaxar encostados nas cordas 1, 2 e 3. O seu polegar tocará as cordas 4, 5 e 6

 

Outras referências

Guitar Battle

Academia Musical

Posts Relacionados