Slash – Review de Guitarras e outros equipamentos

A primeira banda que realmente gostei e me ensinou o caminho do rock foi o Guns N’ Roses. Ao ver Slash (Saul Hudson) tocar com tanto sentimento na hora aquele sentimento de querer ser igual a ele despertou. Anos 90, era uma dificuldade ter um toca discos em casa. Tínhamos um radio e gravador de fita cassete e ganhei minha primeira fita. Era o album Use your illusion 1 e 2. Sim este foi o primeiro album que tive. Porém o Guns N’ Roses vivia na rádio naquela época (Bons tempos). A primeira música que tive oportunidade de conhecer o qual despertou amor por esta banda foi Sweet Child o’ Mine.

Por este motivo tive que fazer este review sobre o Slash o qual considero como minha maior referência. Não pela técnica, não pelo estilo ou por sua genialidade trabalhando na simplicidade. Mas sim por sua importância para comigo. Pois foi que me mostrou a beleza da guitarra e o caminho do rock. A partir dele pude conhecer mais guitarristas e bandas os quais o influenciaram. A cada descoberta, mais meu amor pelo rock aumentou.

Introdução

O Slash tem um estilo peculiar de tocar. A fase dos anos 80 nos presentearam com guitarristas de rock extremamente virtuosos. Os solos desta época são extremamente técnicos, métricos e velozes. Slash ao contrário da maioria partiu para o simples. Ligou uma guitarra Les Paul a um Marshall e nos trouxe de volta aos anos 70.

Com um estilo bluseiro criava excelentes riffs e as mais belas frases dentro dos solos. Porém você pode adicionar um peso a mais que acredito eu ser um pouco da influência da época. Dentre as bandas que já tive a oportunidade de tocar dentro da vertente rock / hardrock, Guns é uma das que soa mais pesada.

Já toquei Aerosmith, Deep Purple, Led Zeppelin,  Bon Jovi, Europe, Black Sabbath, Kiss, Scorpions em minhas bandas. Porém a que tive que carregar mais o drive além do Sabbath foi o Guns. Abaixo vou comentar um pouco sobre os equipamentos que encontrei durante minhas pesquisas.

Guitarras de Slash

Como todos nós sabemos, Slash ficou famoso por usar guitarras Gibson Les Paul. Porém não tocou apenas com estas guitarras. Várias guitarras já passaram nas mãos dele além das tradicionais.

Gibson

Prototype 2008  Gibson Les Paul USA Goldtop  Gibson Les Paul Axcess Standard
 Gibson Classic Custom 2007 Appetite for Destruction Gibson  Gibson Sg 1960
Gibson EDS 1275 Black Gibson EDS 1275 Red Gibson ES 355
 Gibson Flying V 1959  Gibson Explorer 1958 Gibson Firebird VII

Fender

Fender Stratocaster 1956 Fender Stratocaster 1965 Fender Telecaster 1952
Fender Jazzmaster 2006 Fender Squier

Bc Rich

Bc Rich Warlock Bc Rich 10 Strings Bc Rich Slash

Outras Guitarras do Slash

Guild 1999 Crossroads Doubleneck First Act 2006 Garage Master Travis Bean Eletric

 Violões

Slash utilizou em seu set alguns violões para suas composições. Patience, Used to love her entre outras são algumas de suas composições. Segue abaixo alguns violões utilizados por ele.

Ramirez Classical Martin D 28 Guild 12 Strings
   
Gibson J 100    

Amplificadores

Slash sempre foi conhecido por ter um timbre único. É dono de um feeling único para compor solos extremamente marcantes e até hoje seus solos marcam a história do Rock. Ele não é um guitarrista exigente ou que usa diversos amplificadores diferentes. Utiliza a mesma linha de amplificadores desde o início dos Guns apenas variando os modelos. Esse é um dos motivos que fazem seu timbre ser reconhecido facilmente. Além disto ele foi o único guitarrista a ter um amplificador marshall signature. Abaixo temos alguns modelos.

Head

Marshall Vintage Modern 2466 with KT-66 tubes Marshall JCM-800 2203 Head with 6550 tubes Marshall JCM 2555 Silver Jubilee
Marshall 2555SL Signature Head with EL-34 tubes Marshall 50W Plexi model 1987 (from 1973) Marshall 100 watt AFD100 (Slash model head. 2010)

Combo

 

 

 

Marshall Vintage 1960’s Marshall 1959 modified by Tim Caswell at SIR studios

Gabinetes

 Marshall 1960BV  Marshall 1960BX 4×12 Cabinet

 

Rack

Como todo grande guitarrista, Slash também não foge a regra de ter racks de efeitos para abrilhantar ainda mais o seu som. Alguns para reduzir ruídos, outros para algum efeito de ambiência. Dois em especial eu achei muito interessante. O  Ebtech HE 8 Hum Eliminator e o Furman Power Conditioner. O primeiro para eliminar o famoso hum e o outro uma excelente fonte de energia.

Yamaha SPX 900 Multieffect Yamaha 1500 Digital Delay Whirlwind Multi Selector
Rocktron Hush II CX CAE Custom Switcherroute AutoStrobe 490 Tuner
Line6 Mod ProStudio Line6 Echo ProStudio  Korg DTR1 Tuner
 Furman Power Conditioner  Ebtech HE 8 Hum Eliminator  Dunlop DCR 1SR Crybaby
Dunlop DCR 2SR Wah  DBX 166 Compressor

Pedais

Sempre pensei que o Slash usasse apenas um wahwah e no máximo alguns racks além dos amplificadores. Porém para minha surpresa após pesquisar para escreve este pequeno review, achei alguns pedais que são usados por ele.

 

 Whirlwind Selector Tycobrahe Octavia Mxr Tremolo
 Mxr Tenband Eq Mxr Stereo Chorus  Mxr Smartgate
 Mxr Phase 90 Mxr Boost / Overdrive Mxr Blue Box
 Korg Pitchblack Dunlop Slash Cry Baby Dunlop Q Zone
 Dunlop Heil Talk Box Mxr Boost / Line Driver  Digital Music Ground Control
Boos Octave Oc-2 Boss Equalizer GE -7 Boss Digital Delay DD-5
 
Boss Digital Delay DD-3 Ampeg SVT Tube DL  

Captadores

Encontrei em minhas pesquisas dois captadores usados por ele. Porém acredito que estes sejam os mais utilizados já que Slash utilizou diversas guitarras em sua longa história na música. Abaixo segue os dois captadores que encontrei.

Vintage Gibson PAF Seymour Duncan APH-1 Alnico II Pro

Setup do Slash

Em minhas pesquisas encontrei algumas configurações do setup de Slash. Não posso afirmar que são 100% reais. Como sabemos todos os guitarristas tem seus segredos, seus detalhes sutis para que seu timbre seja único. Porém esse tipo de informação por mais que não seja exata pode dar uma idéia de como fazer sua própria ligação, buscar seu próprio som.

Setup 2009

 

Setup 2010

 

Setup sem ano definido

Sistemas Wi-fi

Como podemos ver nos shows do Guns ou em carreira solo, ele sempre está andando pelo palco. Então consegui encontrar algumas informações a respeito do equipamento wi-fi que ele utiliza.

Shure UR4D Shure Wireless Guitar Kit Nady 950 GT
   
Lectrosonics R400 Receivers    

Encordoamentos

Não posso dar certeza da calibragem do encordoamento do Slash. Se é 0.10, 0.11, híbrido destes dois. Já ouvi relatos dele usar ambos encordoamento em suas guitarras. Abaixo segue uma série que ele usou segundo pesquisas.

Ernie Ball Coated Slinky Titanium

 

Cabos

Em quesito de cabos, ele não foge muito a regra da maioria. Pelo que pude encontrar ele costuma usar Monster Cables em suas ligações. Eu possuo 2 cabos, um para ligar guitarra ao set de pedais ou pedaleira. O outro para saída para o amplificador. E é realmente excelente. Reduz um pouco o ruído, porém não quer dizer que fique nulo sem ruído algum.

Cabos Monster

 

Palhetas

Pelo que encontrei ele usa as tortex da dunlop de 1.14mm. Eu particularmente abandonei estas palhetas maiores. Uso a Dunlop Jazz III. Particularmente acho melhor para tocar e fazer solos. Pois eu toco pegando perto da ponta da palheta como vocês podem conferir no artigo “postura ao tocar guitarra“.

Dunlop Tortex 1.14mm

 

Conclusão

O que concluo vendo este review de um guitarrista profissional excelente e reconhecido que está na estrada a anos é que todos nós buscamos o melhor timbre sempre. Slash com os anos de guitarra que tem ainda busca melhorar seu timbre, seu som. É impressionante como mesmo um guitarrista do gabarito dele ainda tenha esta busca. Pois ele já tem um timbre maravilhoso e único. Porém é aquela velha história, quanto melhor e mais experiente o guitarrista mais ele irá nos mínimos detalhes buscar um melhor som.

Uma dica que posso deixar é usar estas referências não para copiar o som dele mas para ter uma idéia de uso de equipamentos para buscar seu próprio timbre e escrever sua história. Um grande guitarrista escreve sua história não copiando um equipamento ou usando uma escala. Ele escreve sua história criando seu estilo, seja ele na forma de interpretar um improviso em cima de qualquer que seja a escala ou na hora de escolher ou ligar seu equipamento. E para isto devemos abusar da experimentação. Isto é, experimentar outros equipamentos, inverter a ordem das coisas, arriscar, ousar.

Mais uma coisa que Slash me influenciou foi agora ao escrever este artigo. É a questão de alguns equipamentos para reduzir ruídos como o Ebtech HE 8 Hum Eliminator e o Furman Power Conditioner o quais me parecem excelente para isso.

Referências

http://equipboard.com/pros/slash

http://www.slashparadise.com/equipment/amps-slash.php

http://www.slashparadise.com/equipment/live-gear-velvet-revolver.php

http://www.guitarworld.com/slash-appetite-reconstruction

Posts Relacionados